sexta-feira, 19 de abril de 2013

Que tipo de voz estamos ouvindo????

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.
E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?
Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?" 

João 10:10-21

Existe dois significados para a palavra ouvir:
Ouvir= escutar
Ouvir=obedecer

Você pode estar  ouvindo (escutando) muitos tipos de vozes, mas apenas uma você pode ouvir (obedecer).

Alguns tipos de “vozes” que existem:

·         A própria voz:  Existem pessoas que vivem  em função de ouvir a própria voz. Tais pessoas são arrogantes e não gostam de silenciar os lábios e ouvir a outrem, mas deseja fazer com que se calem e o ouçam.  Sua voz tem que ser o centro de tudo. Quando outras vozes senão a dele são ouvidas, ele sempre se irrita e se sente frustrado e decepcionado com tudo e com todos, pois pensa que só quando ouvirem sua voz é que as coisas irão dar certo. Mas as coisas só darão efetivamente certo quando ele ouvir a voz certa  a de Jesus. Pra isso tal pessoa precisa se humilhar e reconhecer que a voz de Cristo é a certa. Enquanto de fato isso não acontecer, Deus irá resistir a essa pessoa em suas petições e tal pessoa poderá ser usada pelo inimigo em seus intentos. (Tiago 4.6) “Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes”, Mateus 11.29 “sou manso e humilde de coração”, o Cordeiro de Deus porventura escolheria para si ovelhas soberbas? Será que isso existe? Ou são bodes?



·         A voz do coração: poderia ser mas facilmente entendido com a “voz do sentimento”. E certo que Deus fala ao nosso coração, pois dele procede as saídas da vida (Mt 15 10-20). Mas a palavra admoesta que de  lá também provem os maus desejos (Mt 15 18-19), e que tal órgão é enganoso mais que todas as coisas. A voz do coração deve ser ouvida apenas a medida que a voz de Cristo tem primazia no coração receptor da mensagem, ou seja submisso ao  Senhor. Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração do homem e perverso, quem o conhecerá?”




·         A voz do mundo: Poderíamos entender também como a “voz do povo”, a que reza um provérbio popular ser a “voz de Deus”. Essa é a voz do mundo, isento de Deus, sob o domínio do inimigo, e a voz que tentou fazer Jairo desistir de buscar o favor de Cristo em prol da sua filhinha (Mt 9 18-26), é a voz que  que tentou fazer  Jó desistir dizendo “amaldiçoa seu Deus e morre” (Jó 2 8-9), e a voz que procurou sufocar o clamor de Bartimeu (Mt 2 29-34). Deus em sua soberania pode usar de situações inusitadas para falar com filhos rebeldes ( a jumenta de Balaão por exemplo ( Nm 22 21-35)), mas não é uma regra, o Senhor em sua soberania pode usar, mas a iniciativa e sempre divina e abaliza a voz de Deus escrita, a Escritura Sagrada.

·         A voz de satanás: essa é uma voz que traz confusão. Porque ao mesmo tempo que pode sugerir coisas, e usar de tentações para tentar desviar o salvo da presença de Deus, uma vez que tirar alguém da presença de Deus ele não consegue, com heresias disfarçadas, teorias falsas, falsas filosofias, pode atuar também trazendo medo para que a pessoa não alcance os projetos de Deus pra sua vida. Pode ser identificada por tentar se opor SEMPRE ao que a palavra de Deus diz, embora  possa usar erroneamente a mesma palavra de maneira distorcida para seus vis intentos (Jesus sendo tentado no deserto). Usa elogios para perverter o salvo, sigamos o exemplo de Cristo, que nunca procurou fazer sua própria vontade mas a do Pai, e que nunca se deixou enganar por elogios.

·         A voz de Deus: pode ser uma voz ouvida através da audição mesmo, através da circunstâncias,  através da voz do Espírito Santo
em nosso coração e através de um vaso escolhido. Para ouvi-la temos que buscá-la. Temos que nos separar das outras vozes, buscar santificação temos que ter DISCERNIMENTO. Deus SEMPRE falará através de sua palavra escrita fiel e inerrante. O que Ele disse ninguém pode impedir. Ninguém poderá acrescentar. Ela é SEMPRE baseada na bíblia, e é salvação, vida, direção e conforto pra quem a ouve (obedece). Pode ser doce ou estrondosa como o ruído de muitas águas, mas quando ela  é lançada JAMAIS VOLTA VAZIA. (Isaias 55.11)

Somos ovelhas do Senhor? Quem é ovelha sempre ouve (obedece) a voz do verdadeiro pastor. Por isso em apocalipse por sete vezes diz “quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas”, apenas as ovelhas tem esse “ouvido para ouvir (obedecer)” a voz do pastor.
Hoje Deus quer colocar as mãos sobre ouvidos que ouviam (obedeciam), tantas vozes diferentes, e hoje o Espirito Santo te chama a ouvir um novo tipo de voz, semelhantemente ao que fez com o homem surdo e dizer “Efatá”, “Abra-te”! (Mateus 7.34)

A partir de hoje que Deus te direcione a ouvir apenas a voz do Mestre, porque “só Ele tem as palavras de vida Eterna”!

Microscopicamente falando (João 3.30),

Pr. Walter Filho

*Mensagem pregada na congregação da Igreja Santidade ao Senhor, Nova Esperança dia 18/04/2013.

SOLI DEO GLORIA!

12 comentários:

Nagila Domingos disse...

eita glória é a voz de Deus que nos dá vida, tem muitas vozes ao nosso redor e até mesmo a nossa, quando damos ouvidos a elas quebramos a cara, mas olhando para o autor e consumador da nossa fé, podemos esperar sempre vitória.
Deus abençoe!

Ismael Júnior disse...

Olá mano Walter, tudo na Paz?

Que voz estamos ouvindo? Muito sério isso!
Hoje se fala e se ouve muito: "Eis que te digo", ou "Deus falou comigo assim...". Perigoso isso, pois: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Jeremias 17:5
e "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9.

Creio que tudo irá bem e não precisaremos ficar ouvindo vozes de "X" ou "Y" se pararmos para ouvir a palavra de Deus. Simples assim!

Em Cristo,

CRISTIANISMO EM FOCO


Walter Filho disse...

Eita "Deuxs"! Concordo em gênero, número, grau e nuance cromática mana Nágila, verdadeiramente a voz do amado da nossa alma, o Senhor Jesus, é a única que pode nos conduzir à vitória tanto no presente estado de coisas, como no porvir!

Obrigado por sua visita e comentário, God bless you!!!

Walter Filho disse...

Fala mano Ismael, firmeza? A paz!
Conheço histórias realmente hilárias de pessoas que foram alvejadas por essas "profetadas umbigocêntricas", dentre as tais esse humilde blogueiro que vos tecla (risos!)
Infelizmente essas "profetadas" não vêm acompanhadas de rótulo com uma caveirinha escrita "danger", mas no entanto temos a palavra do nosso Eterno amigo que sempre será nossa regra de fé e prática de viver, a saber a bíblia sagrada!
Valeu por sua visita e comentário man, God bless you ever!!!!

Cristina Boanerges de Jesus Fernandes disse...

Sensacional mais uma vez mano Walter! Concordo com o comentário do nosso amado mano Ismael, a Palavra de Deus é tudo que precisamos. Ficar pedindo sinais a Deus ou ouvindo um "Deus mandou te dizer" é muito perigoso. A Palavra já está completa, não precisamos de mais invenções extra-bíblia. Parabéns mais uma vez meu querido!
Deus o abençoe sempre!
Cris Boanerges, Filha do Trovão.

Walter Filho disse...

Paz the daughter of thunder! Td bem mana?
Realmente eu percebo um fato, que dá bastante contentamento e saber que os "bereianos dos últimos dias", como uma certa mana Cris e um certo mano Ismael (laugh!) existem e estão ligados em usar a palavra de Deus como filtro de mensagens e defesa ao ataques heréticos dos "exegetas maus intencionados" de ultimamente.
God bless you sister!!!!

Anônimo disse...

Excelente texto Pr. Walter, Deus o abençoe!

Heverton de Oliveira disse...

A voz do comentário - (voz do blogueiro que faz propaganda)Depois de muito tempo só lendo e não comentando as postagens desse maravilhoso blog volto para deixar meu agradecimento a esse grande amigo que é o Walter Filho. Agora aproveiro para pedir que dê uma passada em www . estou desesperado por acessos . zica . net >>> KkKkK (agora falando com outra voz, A minha de preferencia): Mano, o esquema é o seguinte, ouvir a voz de Deus e obedecer, se não fizermos isso, bau-bau... Walter ... valeu man. Muita unção e pão de queijo pra você.

Walter Filho disse...

Mana Suzy, obrigado por sua visita que sempre traz satisfação a esse humilde blogueiro que vos tecla. Obrigadíssimo por suas palavras de "up-grade", que o Eterno te retribua centuplicadamente!
God bless you sister, su visita y muy valioso para nosotros!

Walter Filho disse...

A voz da resposta ao comentário (risos!) Mano Heverton, eis um blogueiro "em que não há dolo algum"! Realmente é bau-bau, viver uma vida ouvindo pseudo-vozes de Deus (e tem muita por aí), não levará ninguém a usufruir das bençãos eternas do caminho estreito. A palavra de Deus e o Cristo Jesus que ela nos apresenta é o nosso paradigma. Que a igreja hodierna prime por usar um "cotonete espiritual" e ter ouvidos para ouvir apenas a voz do nosso amado através de sua revelação escrita. Valeu pela sua nobre visita amigaço! Unção, pão de queijo e coca-cola geladíssima pra vc e sua 1ª dama!
God bless you man!!!

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

A paz irmão!! Ótimo texto, existem pessoas que querem ouvir de tudo ou só estão satisfeitas quando tem a palavrinha mágica "eis que te digo". Porém nunca ouvem a Deus.

Walter Filho disse...

A paz minha irmã, td bem? Obrigado por sua visita e por suas palavras de "up-grade". Realmente devemos buscar ter o "filtro espiritual" (o Espírito santo) através da revelação escrita de Deus, para sermos direcionados verazmente em todas as áreas de nossa vida! Aí sim ficaremos livres dos "eis que te digo" presente nas profetadas hodiernas!
Sempre "para a glória de Deus", God bless you sister, valeu por sua participação!

God Bless the "SEGUIDORES"!