quarta-feira, 7 de março de 2012

Sorveteria das "Grórias"!

Não sei como  tem sido aí na região em que você mora caro leitor, mas aqui onde moro no interior do triângulo mineiro tem feito um calorzão de matar. Bom aqui em nossa cidade tem um segmento que tem lucrado muito por causas dessas intempéries: A soveteria! Principalmente os chamados "self-services". É batata! deu um calorzinho sequer pensamos logo num "gela-bucho"! Ah... é como são divertidas as incursões pelo self-service!  É um festival de cores e sabores, sabores esses que tem nomes super criativos e que tentam agradar gregos, troianos, atenienses e espartanos, saduceus, fariseus e herodianos! Morango, Chocolate, Kiwi,
sedução, céu azul, limão, milk-shake, napolitano, sensação, nega-maluca, capuccino, floresta-negra, banana-split, torta de chocolate, lácta, leite ninho, mamão, rapadura, flocos, brigadeiro, nata, bin ladden (sabor explosivo!), e muito, muuuitoo mais!    E os "acessórios" disponíveis para complementar sua delícia gelada? Jujuba, chocolate granulado, cobertura de morango/chocolate/bainilha, farinha temperada, chiclete... tudo isso para vir de encontro a satisfação total do cliente e garantir seu retorno no próxima lufada de ar quente que aparecer!

O triste mesmo galera, é observar que hoje em dia tem muitas igrejas agindo assim, como uma sorveteria self-service! Falta apenas colocar dois porteiros entregando uma "cumbuca"  e uma colherzinha na mão de todos visitantes, ou fixar um cartaz no exterior do templo com o cardápio....quer dizer, com o tema que é tratado nas sessões semanais das sorveterias....er ....digo templo.

As mensagens nos púlpitos deveriam apenas conter a pauta do dia: A verdade da palavra, a Bíblia! Mas voce sabe com a globalização, a competitividade do mercado, a lei da oferta e da procura temos que contextualizar, afinal não se pode ficar pra trás, temos que quebrar os paradigmas e não se deixar influenciar por meios arcaicos de preleção!

Chega um fariseu e diz: "Me vê duas bolas, uma de legalismo litúrgico, e outra de auto-suficiência!", saduceu: "O meu quero bem gelado, sem nada de paradas sobrenaturais", O espartano: "quero um com sabor de atenienses entre a platéia e eu no palco com cobertura", e por aí vai (o nobre leitor pode conjecturar a vontade!).

Quantos cristãos (cristãos?!?) tem buscado apenas ouvir pregações que se encaixam com o que eles querem ouvir, só vitória, ou coisas do tipo"vc nasceu para vencer", ou " Receba sua Hillux!" pregações que massageiam o ego, com o sabor de auto-ajuda. Quando não é de acordo com sua preferência pessoal, dizem: "Esse pregador não sabe pregar!", "Não tem unção!", "Não me sinto bem quando fulano prega! Já quando sicrano prega me sinto nas núvens!"

O mesmo acontece com as igrejas! Existem várias que adaptam suas doutrinas de maneiras totalmente avessa à palavras de Deus como dizimo de 5%, 3%, 1% (ficou parecendo liquidação da Ricardo Eletro!) entre outras aberrações.

Diante do exposto, independente do calorão que tiver, igreja não é sorveteria! A doutrina do Pai não é negociável. Quando a palavra ministrada é de Deus mesmo, pode muitas das vezes desagradar quem ouve, como Estevão (Atos 7) , como aconteceu ao nobre diácono, percebemos que aceitação da palavra ministrada não necessariamente indica que a palavra é inspirada por Deus.

CONCLUSÃO: A palavra ministrada nos púlpitos deve ter apenas um sabor: de MANÁ, ou seja vinda dos céus para a igreja!

Microscopicamente (João 3.30),

Walter Filho

28 comentários:

Erlon Andrade disse...

Eu como o "Doutor da lei", já estudei, meditei, quebrei a cabeça pensando nesse sorvete de vários sabores.
E cheguei a conclusão que os pregadores atuais são insossos e gelados como os sorvetes. Unção? Com certeza encontra-se dentro das gavetas em sermões previamente preparados.

Em razão da palavra de Deus ser tão simples esses sorveteiros de plantão acabam complicando as coisas, e haja escândalos!

Walter Filho disse...

Grande Erlon,
Obrigado pela visita e pelo comentário!Quanto tempo a gente não se fala!

Observação precisa! Fiquei sabendo da história de um "pregadô" que colocava sua mulher para assistir os dvds do Malafaia, fazia o esboço da mensagem pra ele, e no momento da pregação até os pulinhos do Silas o cara fazia!

vozesdareforma-mmep disse...

Tem muitos sorveteiros da prosperidade que precisam ser ungidos com o oleo de peroba!

METANÓIA!

PROF. THIAGO NOGUEIRA disse...

Ainda não tinha pensado o atual cenário igrejeiro pela ótica do self-service, mas, creio que realmente a comparação é feliz. Fiquei curioso com o sorvete de rapadura...

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

"A palavra ministrada nos púlpitos deve ter apenas um sabor: de MANÁ, ou seja vinda dos céus para a igreja!"

Muito bom...gostei muito.
Seguindo....
Um grande abraço e fica com DEUS.

Walter Filho disse...

(risos!) Esse é o Márcio Mendes! Dá-lhe óleo de peroba neles!

Walter Filho disse...

Thiago,
Valew pela visita e o comentário!
Bem mano, é cono diria Milk Shakeaspeare: "A rapadura é doce, mas não é mole não!"

God bless you!

Walter Filho disse...

Nobre "Coração que pulsa",
Obrigado pela sua visita e suas palavras de incentivo!
Que o maná seja o sabor que a igreja sempre queira provar!

God bless you, brother!

Cristina Boanerges de Jesus Fernandes disse...

Amém, glória a Deus por esse blog. Isso tem acontecido demais nas igrejas, os líderes tem trazido o mundo pra dentro da igreja, tem ajustado aqui e ali pra gosto do "freguês". E se o "cliente" for aquele "abençoado" que oferta mais...ah! Esse merece até massagem nos pés! Bem, deixemos a carne e preguemos a Palavra, insta, quer seja oportuna, que não. Deus o abençoe, companheiro de triângulo! rsrsrs

Walter Filho disse...

Cristina "Daughter of thunder",
Olha do jeito que a coisa anda, além de massagem nos pés estão fazendo um tratamento de manicure completo!
Certa vez no momento de uma oferta um pastor praticamente "babou" quando viu um vereador que fazia uma visita assinar um cheque!

Bom sem contar aquelas vezes que permitem que os candidatos subam ao púlpitos e que acionem suas metralhadoras de palavrórios desvairados.

Obrigado pela visita, se tornou nossa sócia!

God bless you sister!

ROBSON SILVA disse...

Paz, Walter!

Gostei dessa...

Mas eu fico com o de "Palavra de DEUS" com cobertura de Espírito Santo... No calor "refrigera a minha alma"; no frio "aquece o meu coração"... Ah! Que delícia!

Abraço...

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14

Walter Filho disse...

Paz Robson,

(risos!) Rapaz é na sorveteria que serve essa preciosidade que eu quero me "filiar"!

A Big Hug, mano!

Ever "microscopicamente" Jo 3.30

AlexandreGalao disse...

Hoje muitos pastores pregam o que as pessoas querem ouvir, e não é assim vc está coberto de razão o sabor tem que ser um só maná temperado com sal...

Walter Filho disse...

Grande Kiko,
Que bom ter seu comentário em nossa humilde página!

É verdade, aliás "bom é o sal", não é? (marcos 9.50a)

A big Hug, brother!

Pastor Vitoriano disse...

Truta Walter,

Senti o maná nesse momento!!!!!

Que a gloria de Deus seja sempre em sua vida!
Tenho certeza que Deus vai te dar experiência o suficiente para suportar o insuportável por amor do nome Dele e das almas que Ele tanto preza.

Sei que as vezes é difícil ficar entre a cruz e a encruzilhada das idéias distorcidas.. mas Deus é nosso alvo...

Enquanto isso, fazemos como Paulo.. imitamos a Cristo, pra chegar no alvo..

SHALOM ADONAI

Abraços vitoriano

Wilderlan Sousa disse...

Ola, que postagem maravilhosa, vim aqui pra lhe da os parabens, ja estou seguindo seu blog. Segue o meu de volta: http://blogwilderlansousa.blogspot.com desde ja agradeço! abraços...

Walter Filho disse...

"Ave" César (risos!),
Grande Truta, obrigado pelas palavras de incentivo, pelo comentário e sua visita, que o Eterno te retribua outro tanto sua parceria.

Sim, prossigamos de maneira perseverante para o alvo, a saber, Cristo.

A big Hug mano!

Walter Filho disse...

A paz amado Wilderlan,
Obrigado pela visita, suas palavras de incentivo e o comentário.
Pode deixar que irei dar um "pulo virtual" em seu blog!

God bless you!

Acéfala Pensante disse...

To amando teu blog, de maneira bem humorada falando de coisas muuuuito profundas.. Mais fácil de ler e não menos dificil não refletir!
Um abraço

Em Cristo

Lisi

www.supermulhermaravilha.blogspot.com

Walter Filho disse...

Lisi Prestes,
Que legal, muito obrigado pelas palavras de incentivo e do seu comentário em nosso humilde e "microscópico" espaço virtual (João 3.30)!

Curti pra caramba a proposta de seu blog, a parceria tá armada!

God bless you sister!

Elisabeth Lorena Alves disse...

Walter
Saboroso texto. Verdades que devem ser ditas doa a quem doer.Parabéns pela coragem.
Infelizmente anos atrá spreguei sobre este Serviço - desculpe - sobre este Evangelho Sirva-se como quiser. Os líderes esqueceram que as ovelhas precisam de alimento específico para serem o que são: Ovelhas. Hoje, priorizando quantidade, ''pastores;'' estão aceitando dar as ovelhas o que elas querem comer.
Os resultados são os mesmos de quando se alimenta uma criança com apenas um dos grupos essencias, crescem balofas, mas desnutridas.
Hoje os ''rebanhos'' estão cheios de ovelhas, mas são fracas e levadas por qualquer vento. E como tem ''vento'' nestes nossos dias...
Muitos se desviando do Verdadeiro Amor, mas isto foi profetizado, que até os escolhidos seriam tentados e se possível, enganados.

Heverton de Oliveira disse...

Fico pensando... Já passei por igrejas que falavam que tinham a cobertura de tal ministério... Sim! Agora faz sentido , muitas igrejas são fábricas de sorvetes!!! Alguns vendem picolé como o tiozinho que aperta a buzina e toca o siniho(tipico no vale do paraíba) Outras tem uma solução rápida, são Igrejas Icegurt, (aqui vende isso) Mas a mais procurada é Igreja do Magnum, um sabor dourado que te oferece barras de ouro. Prefiro sabor de Maná tbm Walter. Mas sinceramente, não se fazem mais sorveterias como antigamente, é tudo industrializado/monopolizado. Pode isso Chuck Norris, Vc aprova? Hhehehe. Ri um pouco com o texto, não ri mto pq percebi que é uma triste realidade.

Walter Filho disse...

Beth, Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário que muito contribui enriquecendo essa sessão do nosso microscópico blog (João 3.30)! Concordo plenamente com o que teclaste, existem igrejas que não passam de sua fase de meninice, são estimuladas pelos seus líderes(?) a continuarem sempre em um estado de inanição permanente. Semelhante aquelas pessoas que já tem uma certa idade, mas no entanto, por não ter tido a alimentação dos grupos alimentares necessário, possui muita idade, mas são pequenas em estatura aparentando ser crianças mas na verdade sendo já adolescentes em seu tempo cronológico!

Seja sempre bem vinda mana, God bless you!!!

Walter Filho disse...

Fala Heverton, O mais novo integrante do time dos casados (risos!)
Realmente! Concordo com tudo o que "teclaste" irmão! Creio que poderiamos comparar esse exemplo do tiozinho apertando a buzina nas ruas pra chamar a atenção da garotada para o seu "gela-bucho", com aquelas enfadonhas mensagens convidando as pessoas para virem no culto para receberem vitórias em sua vida financeira, em detrimento de convidá-los para ter um encontro com Jesus!

Valeu pela visita e o "comment" brother, God bless you and your Wife!

Ps.: O Chuck só não curtiu o picolé "Magnum", porque lembrou a ele do Tom Selleck, o ator que interpretava o "magnum" em seriado da década de 80, (risos rachantes!) de bigodudo valentão já basta ele!

Shalom Aleichem!

Sheila disse...

Shalom querido amigo! Gostei do texto, em especial da conclusão: "A palavra ministrada nos púlpitos deve ter apenas um sabor: de MANÁ, ou seja vinda dos céus para a igreja!" Você não imagina o quanto eu sinto falta disso. Saio da igreja triste, com a sensação de que acabei de sair de um show e não de um culto, tenho saudades do tempo em que os jovens se rendiam ao Senhor, a Sua presença era percebida até pelo mais incrédulo, tomava todo o ambiente, era irresistivel, ninguem sentia vontade de voltar pra casa (rsrs). Por isso, eu busco mais em casa e sinto a Sua maravilhosa presença mais em casa que na igreja (triste realidade). Beijo no coração! Deus te abençoe Walter!

Walter Filho disse...

Shalom aleichem chaverim Sheila!
Isso tudo que disse é uma grande verdade, podendo ser evidenciado em uma enorme porção de igrejas que outrora foram aquecidas pela presença marcante do Espírito Santo, sendo evidenciado de maneira copiosa nas preleções do púlpito, que hoje já não possuem sequer o reflexo desses tempos na qualidade dos sermões ministrados!

O chamado "esfriamento do amor" (Mateus 24 11-14) que nosso mestre asseverou, tem rondado os arraiais evangélicos hodiernos de maneira surpreendente! O que antes poderíamos chamar de "maná espiritual", não passam de pregações humanistas pra quem quer uma vitória com sabor de sorvete...err, aliás, DE MEL!
Falei algo sobre isso na postagem "O esfriamento do amor", que convido a nobre (At 17.11) mana e manos leitores a lerem: http://blogdowaltim.blogspot.com.br/2010/10/o-esfriamento-do-amor.html !

God bless you, feliz 2013!!!

Sheila disse...

Valeu vou ler! :D

Walter Filho disse...

Valeu pela visita e o comentário mana Sheila!
Gerou um sorriso nos lábios desse humilde e microscópico (João 3.30) blogueiro!
God bless you sister, se tornou nossa sócia! (risos!)

God Bless the "SEGUIDORES"!